+

Em destaque no PBA!

Obra do professor Dr. Eduardo Cesar Meurer.

O livro Espectrometria de Massas para Iniciantes lança mão de uma linguagem simples sobre essa técnica que trafega em diversas áreas das Ciências Exatas, Biológicas e da Terra. Tal técnica teve, desde sua concepção com Thomson, diversos ganhadores de Prêmios Nobel e representa hoje uma das formas mais assertivas de investigação do mundo molecular microscópico por meio do estudo das propriedades das espécies químicas nos mais diversos ambientes ou matrizes. A partir dessa técnica, diagnósticos estão se tornando mais eficientes, sistemas biológicos complexos são explorados rapidamente, e compostos tanto perniciosos como a favor da vida podem ser avaliados de forma robusta e consistente. Para utilizar a técnica ou desenvolver algo novo dentro da área de instrumentação, este livro vai ajudar a leitora ou o leitor a ter uma boa ideia do que a Espectrometria de Massas pode proporcionar no campo científico. Claro que a leitura de artigos fundamentais citados no texto e exercícios propostos aprofundarão mais ainda a experiência nessa técnica analítica. Porém, mesmo sabendo tudo o que consta neste livro, você, leitor, continuará, como eu, um mero iniciante nas artes da espectrometria de massas, pois esta é muito abrangente, e seus aspectos, muito amplos. Mas tenho certeza de que será uma leitura agradável para químicos, físicos, biólogos, farmacêuticos, médicos, engenheiros ou qualquer profissional que deseja se aventurar neste estado da arte das análises moleculares.

 

O professor Dr. Marcos Pileggi publicou em 2020 o livro "A Sociedade Secreta das Bactérias". O texto se divide em quatro temas principais. O primeiro discute a percepção que as pessoas têm em relação a bactérias como seres perigosos e como esta percepção é amplificada pelas mídias e pela educação. Esta percepção equivocada leva a humanidade a travar uma guerra contra bactérias com algumas consequências apresentadas no texto. Estes organismos, contudo, apresentam um sistema de respostas eficiente, que é discutido com mais detalhes como segundo tema do livro, explorando sob um ponto de vista evolutivo. Como terceiro tema é apresentado a linha de pesquisa de seu laboratório na Universidade Estadual de Ponta Grossa, que trata sobre a degradação de contaminantes ambientais, retomando a discussão do sistema de respostas bacterianos, que é um dos focos principais, e como a percepção que pessoas têm sobre bactérias precisam ser modificadas para que a aplicação dos resultados desta pesquisa possam ser utilizadas para resolver problemas ambientais e de saúde humana. O ensino de Microbiologia, como tema final, é discutido como um catalisador para acelerar as modificações necessárias da percepção equivocada sobre bactérias e se promover soluções transdisciplinares, como a utilização da conversação bacteriana para promover avanços no controle de contaminantes ambientais e da multirresistência a antimicrobianos.

 

O livro esta disponível para compra 

 

 

 O PBA parabeniza o prof. Dr. Alexandre Lima Nepomuceno pela Chefia-geral da Embrapa Soja, assumida no último dia 01 de outubro de 2020. Desejamos sucesso nessa trajetória!

Para maiores informações: https://www.embrapa.br/busca-de-noticias/-/noticia/56123164/alexandre-nepomuceno-e-o-novo-chefe-geral-da-embrapa-soja?p_auth=J7Pynjlp 

 

 

 

 

Parabenizamos a Professora Doutora Rosane Marina Peralta (professora permanente do PBA), que no dia 18/10/2019 recebeu o prêmio nacional pela contribuição às ciências químicas do Brasil, conforme divulgado em http://www.uem.br/noticias-externas/noticias-uem/professora-da-uem-ganha-premio-nacional-pela