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Disciplina Integrando Biotecnologia e Sociedade: Ações Práticas

 

Período de desenvolvimento: 1/2018 e 1/2019

 

Contextualização:

A difusão do conhecimento acadêmico na sociedade é um passo fundamental na formação de cidadãos críticos e bem informados e uma das metas do plano nacional de desenvolvimento tecnológico. A biotecnologia é uma área emergente na sociedade, no entanto, embora emergente, a biotecnologia ainda é um conceito relativamente novo e muito distante do entendimento geral da população. Uma maneira de tentar reduzir esse distanciamento entre a biotecnologia - suas ferramentas e aplicações — e a sociedade, é tornar esse tema cada vez mais presente nas escolas, afim de que os alunos atuem como multiplicadores do conhecimento em seu ambiente familiar.

 

Objetivo da disciplina:

Difundir a Biotecnologia como ciência multidisciplinar, principalmente para alunos e professores da educação básica da área de Ciências e de Biologia, por meio da integração entre ensino, pesquisa e extensão, garantindo desta forma uma educação inclusiva e equitativa de qualidade, e promovendo oportunidades de aprendizado ao longo da vida para todos.

 

Geração de Produtos e Processos:

A disciplina já gerou diversos produtos (publicações e materiais didáticos) e processos (cursos de curta duração e oficinas). Segue abaixo a descrição pormenorizada dos produtos e processos gerados:

 

Descrição Anexos Links
Material didático - A atividade experimental proposta é uma simulação de um teste imunocromatográfico para determinação qualitativa de anticorpos anti-HIV (teste rápido) para diagnóstico da AIDS
  • BIOTECNOLOGIA NA SALA DE AULA-DIAGNÓSTICO DO HIV.pdf
 
Material didático - Infográfico elaborado para abordar como a resposta imunológica ao vírus HIV no nosso organismo é utilizada para o diagnóstico da AIDS através do teste rápido para o HIV.
  • infografico.pdf
  • disco superior.jpg
  • disco inferior frente.jpg
  • disco inferior verso.jpg
 

Projeto - Intermedia-oil - Tecnologia e Responsabilidade Socioambiental: uma visão do futuro. O projeto teve como objetivo integrar sociedade e meio ambiente por meio da tecnologia uberizada. Trata-se de um aplicativo com viés socioambiental, cujo objetivo é conferir prática à teoria em torno da conscientização ambiental social. O óleo arrecadado foi destinado para a realização de um projeto escolar do Colégio de Aplicação Pedagógica – CAP – UEM de Maringá – PR.

 

  • INTERMEDIA-OIL.PDF
 

Oficina - Biotecnologia Ambiental na Escola - Oficina realizada no Colégio de Aplicação Pedagógica – CAP – UEM de Maringá – PR com foco na reciclagem do óleo vegetal usado na fabricação de produtos domissanitários (sabão, sabonete artesanal e vela de citronela). Também foram realizados experimentos de análise de biocombustível além da conscientização ambiental quanto ao descarte inadequado do óleo usado.

 

  • diario de bordo.pdf
  • feira de ciências.jpg
  • foto experimento biotec ambiental .JPG
  • premio feira de ciências .jpg
 

Curso de extensão - Genética Forense Curso de extensão realizado durante a semana cientifica do Instituto de Educação Estadual de Maringá cujo com objetivo de auxiliar na busca de informações para solucionar casos criminais e não-criminais, por meio da utilização de técnicas da biologia molecular (DNA).

 

  • GENÉTICA FORENSE slides
  • Fotos curso genética forense
 

Curso de extensão e material didático - A biotecnologia aplicada a Perícia criminal. Curso de extensão realizado durante a semana cientifica do Instituto de Educação Estadual de Maringá cujo objetivo foi levar até os alunos um pouco de conhecimento de pericia criminal, entomologia forense, e como a biotecnologia está ligada e é de extrema importância para esta e diversas áreas. Para o desenvolvimento do curso foram criados alguns materiais didáticos como folder e um estudo de caso.

 

  • FOLDER -entomologia forense.pdf
  • estudo de caso .pdf
  • Slides pericia criminal .pdf
 

 

Produção bibliográfica e prêmios


Publicações:


GODOY, M.A.F.; ALMEIDA, A. M.; SILVA, K. G.; PORTELA-CASTRO, A. L. B.; BORIN-CARVALHO, LUCIANA A. Estudo de caso: Como desenvolver uma vacina de DNA contra a dengue?. Genética na Escola (on line). , v.13, p.144 - 153, 2018.

 

Resumos em eventos científicos:


BIOTECNOLOGIA NA SALA DE AULA: DIAGNÓSTICO DA AIDS PROPOSTA DE UMA ATIVIDADE EXPERIMENTAL

Luara Lupepsa; Paulo Hallef Schneider Syritiuk; Mariane Aparecida Franco de Godoy; Ana Luiza de Brito Portela-Castro; Luciana Andreia Borin-Carvalho.  

Anais do 3º Simpósio de Biotecnologia Ambiental e V Encontro de Graduandos e Pós-Graduandos em Biotecnologia
Ano: 2018
Local - Universidade Estadual de Maringá

 

O USO DE INFOGRÁFICOS NO AUXÍLIO DO ENTENDIMENTO DE CONTEXTOS TÉCNICOS E CIENTÍFICOS DO TESTE DE HIV

Grace Anne Vieira Magalhães Ghiotto; Lennon Alonso de Araújo; Kassiana Germani; Raquel Guttierres Gomes; Rosangela Bergamasco; Luciana Andreia Borin-Carvalho

Anais do 3º Simpósio de Biotecnologia Ambiental e V Encontro de Graduandos e Pós-Graduandos em Biotecnologia
Ano: 2018
Local - Universidade Estadual de Maringá

 

Premiação:


O trabalho "Biotecnologia Ambiental na Escola" apresentado durante a Feira de Ciências Júnior da PUC Maringá - 01 e 02 de outubro de 2019, foi premiado em 3º lugar na categoria ensino fundamental II.